Dropshipping Importação

Como preparar sua loja online para feriados comerciais

Feriados comerciais são quase sempre a época mais rentável do ano para negócios online, principalmente a época de fim de ano, Natal… Não somente o último trimestre do ano vê aumentos ao número de pedidos, mas os pedidos tendem também a ser muito maiores. De fato, alguns varejistas fazem até 40% de sua receita anual apenas nesses 3 últimos meses.

Mas sejamos honestos: com a correria do dia-a-dia ao gerenciar seu negócio de comércio eletrônico é fácil esquecer da aproximação de feriados. Quantas vezes um feriado chega e só depois você percebe que não preparou uma promoção para ele?

Se você quiser fazer desse ano, seu melhor ano como varejista online, então você precisa estar preparado e planejar com antecedência.

Neste post, vamos ver o que você deve fazer desde agora para terminar 2017 em alta, preparando sua loja online para os feriados e Natal.

Por que é tão importante planejar com antecedência?

Como mencionado na introdução, o último trimestre do ano, a temporada de Natal e férias, é um momento particularmente importante para o varejo. Os últimos dois meses do ano são embalados com feriados especiais que você pode usar em sua vantagem para atingir alvos anuais, lançar novos produtos e limpar o estoque antigo.

Mas aproveitar esses feriados pode ser difícil. Todos os dias você está ocupado, com marketing, gestão, transporte e prestação de serviço ao cliente. A desvantagem de estar sempre ocupado com seu negócio é, geralmente, uma falta de planejamento para eventos futuros. Para muitos empresários de comércio eletrônico, em seus primeiros anos, isso geralmente significa ausência de férias.

Em 2017 já tivemos:

Carnaval

Dia da Mulher

Páscoa

E em breve, teremos Dia das Mães.

Quantos destes feriados você planejou e de quantos participou? Se você é como a maioria dos novos varejistas online, você provavelmente perdeu a maioria deles. A única maneira que você tem de quebrar este ciclo é planejar antes.


Quando você deve começar a se preparar?
Muito cedo é sempre melhor do que muito tarde. Se olharmos no ano passado no Google Trends, podemos ver que as pessoas realmente começam a procurar “Ideias de presentes de Natal” a partir de agosto – muito antes do Natal… por isso você deve começar a planejar o quanto antes também.

 

Próximos Feriados
Como mencionado anteriormente, o último trimestre do ano é cheio de feriados, alguns obviamente maiores do que outros. O primeiro passo é olhar e familiarizar-se com as férias chegando e decidir quais são importantes para o seu negócio e para seus clientes.

Ainda temos, por exemplo, época junina, dia dos pais, Black Friday, Cyber Monday, e depois, em dezembro, o Natal.

 

Como se preparar para os feriados
Então, agora você sabe por que é importante planejar os feriados, e é hora de se organizar e se preparar. Existem alguns componentes eficazes para uma campanha de marketing de feriados. Antes de começar a executar as campanhas, você precisa começar planejando alguns componentes críticos. Aqui está o que deve ser feito para ajudar a permanecer à frente de sua concorrência e planejar a próxima temporada de feriados.

Planeje

1. Decida que feriados você quer participar.

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir de que feriados sua loja vai participar. Como já mencionado anteriormente, há vários feriados nos últimos meses do ano. Participar e preparar-se para todos eles seria loucura, então você precisa escolher estrategicamente suas batalhas.

Se esta será a sua primeira vez fazendo uma grande promoção de feriado, sugerimos escolher dois ou três para começar. Por exemplo, Black Friday, Cyber Monday e Natal.

2. Crie um calendário promocional.

Agora que você sabe quais feriados você quer participar, é bom começar a mapear as coisas. Manter-se organizado será fundamental durante a temporada de feriados movimentados, para ajudar a garantir o sucesso de suas campanhas.

Um calendário promocional simples permite que você planeje os passos necessários para executar as promoções. Ao configurar um calendário promocional, você precisa adicionar itens como:

Datas e horários em que você atualizará os gráficos e os banners em seu site
Datas e horários de implantação do e-mail promocional
Datas de início e término de publicidade para cada promoção

Criar um calendário promocional não é complicado. Pode realmente ser tão simples como usar um calendário impresso ou usar uma ferramenta online como o Google Calendar.

 

3. Planeje sua política de devolução e opções de pagamento adicionais.

Você provavelmente vai ter que reconsiderar algumas políticas para sua loja na temporada de feriados, e ser competitivo. Muitas lojas online e offline vão oferecer um prazo maior de devolução e política de troca. Você precisará considerar se este é o movimento correto para a sua loja, considerando cuidadosamente o impacto que pode ter não apenas sobre as vendas, mas também como irá afetar seus processos já estabelecidos.

Além disso, agora seria um grande momento para considerar opções de pagamento adicionais para sua loja. Se você tradicionalmente aceita apenas Visa e MasterCard, sua loja poderia se beneficiar do PayPal ou Bitcoin. Essas opções são fáceis de ativar e podem levar a um bom impacto nas conversões e nas receitas dos visitantes, que preferem esses métodos de pagamento.

4. Determine quais canais de anúncios devem ser focados.

Cada negócio, grande ou pequeno, precisa escolher seus canais de anúncios estrategicamente. Estar muito disperso só comprometerá suas campanhas no final.

Uma das partes mais importantes da preparação para as suas promoções de férias é começar a preparar suas necessidades de marketing e materiais. Campanhas de marketing têm lotes de componentes e todos precisam estar em alinhamento para alcançar o maior sucesso, razão pela qual é tão vital começar a preparar essas coisas com antecedência.

 

Poderíamos recomendar a escolha de alguns canais de publicidade, e você analisa o que seria melhor para o seu negócio. Abaixo, apresentamos seis dos mais populares canais de publicidade:

Posts de blog – Nós sabemos que o conteúdo é rei e cuidadosamente preparando posts com otimização de mecanismo de busca em mente para a temporada de feriados pode ajudar a atrair novos visitantes e compradores para sua loja. Considere postagens de blog para cada uma das principais promoções que você planeja ter. Com alguma otimização de SEO cuidadosa, sua postagem no blog pode ser uma ferramenta eficaz para atrair as pessoas à procura dos produtos que você vende.

Email Marketing – dependendo do tamanho da sua lista pode ser sua melhor fonte de tráfego e seu melhor ROI. Alavancando seu banco de dados de clientes, suas possibilidades de aumentar o tráfego e fazer vendas serão muito mais elevadas do que outros canais, tais como PPC. Além disso, se seu banco de dados for segmentado por preferência de cliente ou itens adquiridos anteriormente, você poderá aumentar suas porcentagens de vendas ao enviar campanhas segmentadas.

Pay-Per-Click (Google Adwords) – Se você estiver familiarizado com o Google Adwords, você pode querer usá-lo como um canal de publicidade pay-per-click para suas promoções de feriados. Tenha em mente, porém, que, devido à popularidade da temporada de feriados entre os varejistas online, você provavelmente terá que oferecer um pouco mais agressivamente para as palavras-chave escolhidas do que o normal. Certifique-se de usar uma forte chamada para ação em seus anúncios. Use palavras como “Frete grátis”, “Descontos”, “Black Friday”, “Cyber ​​Monday” e “Vendas de Natal”, para atrair compradores.

Facebook Ads – Facebook Ads é uma ótima maneira de obter sua promoção frente a seu alvo demográfico. Mesmo que você nunca tenha usado o Facebook Ads antes, dá para configurá-lo em menos de 30 minutos. Para um curso intensivo de Facebook Ad, confira o curso Fórmula Negócio Online

Mídias Sociais – Feriados são um bom momento para fazer um maior uso de seus canais sociais, já que as pessoas estão mais abertas às compras e estão à procura de promoções. Você pode usar Buffer para programar automaticamente seus Tweets para preencher seu fluxo com suas ofertas e detalhes.

 

Preparação

Os meses de novembro e dezembro são sempre agitados. Se você deixar todo o trabalho para fazer de última hora, você provavelmente vai deixar de fora peças-chave devido à falta de tempo. Por isso é tão importante começar a preparar o seu conteúdo imediatamente, para que você possa usar novembro e dezembro para executar seu calendário promocional.

Então, o que você deve começar a preparar? Abaixo, identificamos vários componentes-chave para campanhas online bem-sucedidas que você deve considerar preparar imediatamente.

Emails – Se você tem uma lista de e-mail, este vai ser um importante canal promocional para você. Se você já escreveu e-mails promocionais antes, você sabe que eles podem levar um bom tempo. Isto porque uma vez que você clica em enviar, você não pode voltar atrás. Esta é mais uma razão para preparar este canal antes do tempo. Tenha em mente que devido aos feriados, você provavelmente vai querer planejar vários e-mails para cada promoção. Além disso, convém considerar segmentar sua lista de e-mails para obter a máxima eficácia.

Criação de anúncios – a criação de anúncios criativos fortes e atraentes pode levar algum tempo. Por isso é tão importante começar a escrever anúncios com antecedência.

Conteúdo do Blog – À medida que as coisas ficam mais ocupadas, escrever conteúdo do blog será a última coisa em sua mente. Por isso é uma boa ideia escrever post do blog antes do tempo para a temporada de feriados. Além disso, você provavelmente vai querer postar artigos do blog antes de outras iniciativas de marketing, para garantir que eles tenham tempo para o Google indexá-los e começar a atrair tráfego orgânico.

Landing pages – Ao lado de e-mails, a criação de páginas de captura para suas promoções e vendas pode ser extremamente eficaz para ajudar a aumentar ainda mais sua taxa de conversão. Talvez você considere a criação de páginas de captura separadas para seus anúncios, assim como para seus e-mails.

Design e Gráficos – Seu design e gráficos ajudará a unir suas campanhas e manter as coisas consistentes, desde seus projetos do email, aos banners para seu Web site, Facebook e Twitter. Os gráficos podem ajudá-lo visualmente e rapidamente ajudar seus seguidores e visitantes a entenderem sua promoção.

 

Executar

O passo final é naturalmente lançar sua campanha seguindo de perto o seu calendário promocional. No momento em que você chegar a este passo, se tiver planejado e preparado corretamente, você deve ter a maioria dos componentes prontos para ele e deve simplesmente ser uma questão de execução em cada etapa do seu plano.


Conclusão

Pronto, agora você tem um plano de feriados e você pode começar a implementar e preparar imediatamente. Faça de 2017 o melhor ano para o seu negócio e tire proveito dos presentes que a temporada de feriados naturalmente traz para o seu negócio, sob a forma de conversões aumentadas e pedidos em tamanhos maiores.

Para mais informações sobre dropshipping, cadastre-se ali logo abaixo do título deste anúncio. e você receberá grátis o ebook Dropshipping: o guia definitivo! E eu te enviarei vários conteúdos gratuitos.

Se quiser se aprofundar ainda mais, de uma forma completa, saber como importar e tornar-se um revendedor, criar uma loja virtual no Mercado Livre ou em seu próprio domínio, você terá no curso Importador Profissional: http://dropshippingimportacao.com/importadorprofissional

 

Para mais informações sobre dropshipping, cadastre-se ali logo abaixo do título deste anúncio. e você receberá grátis o ebook Dropshipping: o guia definitivo! E eu te enviarei vários conteúdos gratuitos. Se quiser se aprofundar ainda mais, de uma forma completa, saber como importar e tornar-se um revendedor, criar uma loja virtual no Mercado Livre ou em seu próprio domínio, você terá no curso Importador Profissional: http://dropshippingimportacao.com/importadorprofissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *